• Airtraq: Uso Único ou Reutilizável?

Na Europa, recomenda-se o uso único; no Brasil, a ANVISA permite a reutilização de laringoscópios de acordo com a legislação atual. Portanto, o Airtraq pode ser reutilizado, como muitos médicos fazem, ou utilizado uma vez em casos difíceis, como em alguns hospitais, como o HCFMUSP e o Hospital Israelita Albert Einstein.

 

  • Quantas Intubações Posso Fazer com o Airtraq?

Os modelos Adulto Grande A-011 e Adulto Médio A-021 não possuem uma vida útil limitada e podem ser usados indefinidamente. Basta trocar as pilhas e continuar usando o Airtraq para um número indeterminado de intubações. Os demais modelos, como o Pediátrico A-031 e o Neonatal A-041, têm uma vida útil de 40 minutos, que é consumida à medida que são usados. Como o tempo médio de intubação com o Airtraq é de aproximadamente 15 segundos, um único Airtraq pode facilmente realizar mais de 100 procedimentos, tornando-o a opção de melhor custo-benefício entre os dispositivos disponíveis no Brasil.

 

  • Como Limpar e Reutilizar o Airtraq?

Modelo de Protocolo de Processamento:

  1. Molhe uma compressa com detergente hospitalar tipo clorohex aquosa e passe no laringoscópio.
  2. Em seguida, retire o sabão com outra compressa embebida em água.
  3. Seque.
  4. Com outra compressa, aplique álcool isopropílico 70%.
  5. ATENÇÃO: JAMAIS MERGULHE O AIRTRAQ EM LÍQUIDOS.
  6. Evite o excesso de líquidos tanto para limpar o Airtraq quanto para desinfecção. O Airtraq não é selado, portanto, esse cuidado é essencial.

 

  • Preciso de uma Cânula ou Tubo Endotraqueal Especial para Usar o Airtraq?

Não, qualquer marca ou tipo de tubo endotraqueal pode ser utilizado.

 

  • Qual Deve Ser a Posição da Cabeça Antes da Inserção do Airtraq?

O Airtraq permite realizar o procedimento de intubação na posição neutra, dispensando a posição olfativa ou de cheirador, o que faz toda a diferença, especialmente em pacientes obesos, com colar cervical ou em ambientes hostis encontrados fora do hospital.

 

  • Por Que o Airtraq é Melhor que os Dispositivos Concorrentes, Incluindo Vídeolaringoscópios?
  1. Ver as estruturas em uma tela é útil, especialmente ao comparar um vídeolaringoscópio com um laringoscópio comum. No entanto, o Airtraq vai além. Ao visualizar as cordas vocais no Airtraq, o próprio canal direciona o tubo durante a intubação, tornando-o eficaz, mesmo em casos em que vídeolaringoscópios falham.
  2. Não há custos de manutenção ou compra de baterias importadas e caras, tornando o Airtraq acessível e econômico.
  3. O canal guia facilmente o tubo endotraqueal pelas cordas vocais, eliminando a necessidade de um estilete.
  4. Seu design anatômico promove uma intubação sem hiperextensão do pescoço, tornando-a menos traumática e minimizando a repercussão hemodinâmica.
  5. O Airtraq oferece múltiplas opções de visualização, incluindo uma câmera WiFi, adaptador para smartphone e conexão para endocâmeras, além da visualização direta no próprio laringo.
  6. O Airtraq é portátil.
  7. O design "All-In-One" do Airtraq SP significa que está pronto para uso, sem necessidade de configuração.